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7 maneiras de praticar primeiros socorros emocionais

Como me sentir melhor agora?

Como me sentir melhor agora mesmo?

O psicólogo Guy Winch apresenta sete maneiras úteis de reiniciar sua saúde emocional … começando agora.

Você coloca um curativo no corte ou toma antibióticos para tratar uma infecção, certo? Sem perguntas. De fato, perguntas seriam feitas se você não aplicasse os primeiros socorros quando necessário. Então, por que o mesmo não se aplica à nossa saúde mental?  As lesões emocionais podem ser tão incapacitantes quanto as físicas. Precisamos aprender a praticar os primeiros socorros emocionais. Aqui estão 7 maneiras de fazer isso:

Preste atenção à dor emocional – reconheça-a quando acontecer e trabalhe para tratá-la antes que pareça abrangente:


O corpo evoluiu a sensação de dor física para nos alertar que algo está errado e precisamos resolvê-lo. O mesmo vale para a dor emocional. Se uma rejeição, falha ou mau humor não estiver melhorando, significa que você sofreu uma ferida psicológica e precisa tratá-la.

Redirecione sua reação quando você falhar.


A natureza das feridas psicológicas facilita que um leve ao outro. O fracasso geralmente pode levá-lo a se concentrar no que não pode fazer, em vez de se concentrar no que pode. Isso pode torná-lo menos propenso a ter o melhor desempenho, o que o tornará ainda mais focado em suas deficiências e no ciclo. Para interromper esse tipo de espiral emocional, aprenda a ignorar a reação “instintiva” pós-falha de se sentir impotente e desmoralizado e faça uma lista de fatores que você pode controlar se tentar novamente. Por exemplo, pense em preparação e planejamento e em como você pode melhorar cada um deles. Esse tipo de exercício reduzirá sentimentos de desamparo e aumentará suas chances de sucesso futuro.

Monitore e proteja sua autoestima. Quando você sentir vontade de se rebaixar, reserve um momento para ter compaixão de si mesmo.


A autoestima é como um sistema imunológico emocional que protege você da dor emocional e fortalece sua resiliência emocional. Como tal, é muito importante monitorá-la e evitar se deprimir, principalmente quando você já está sofrendo. Uma maneira de “curar” a autoestima prejudicada é praticar a autocompaixão. Quando você estiver se sentindo crítico, faça o seguinte exercício: imagine que um amigo querido esteja se sentindo mal consigo mesmo por razões semelhantes e escreva um e-mail expressando compaixão e apoio. Então leia o email. Essas são as mensagens que você deve transmitir a si mesmo. Leida o nosso artigo Aumente seu amor-próprio: 7 maneiras de ser bom consigo mesmo.

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A autoestima é como um sistema imunológico emocional .

Quando pensamentos negativos estão assumindo o controle, interrompa-os com uma distração positiva.


Quando você repete eventos angustiantes em sua mente sem buscar novas ideias ou tentar resolver um problema, está apenas pensando, e isso, especialmente quando se torna habitual, pode levar a uma dor psicológica mais profunda. A melhor maneira de interromper a ruminação doentia é distrair-se participando de uma tarefa que requer concentração (por exemplo, faça um Sudoku, complete palavras cruzadas, tente lembrar os nomes das crianças na sua quinta série). Estudos mostram que mesmo dois minutos de distração reduzirão o desejo de se concentrar no negativo doentio.

Encontre significado na perda para se sentir melhor agora:


A perda faz parte da vida, mas pode nos assustar e impedir que avancemos se não tratarmos as feridas emocionais que ela cria. Se houver tempo suficiente e você ainda estiver lutando para seguir em frente após uma perda, precisará introduzir uma nova maneira de pensar sobre isso. Especificamente, a coisa mais importante que você pode fazer para aliviar sua dor e se recuperar é encontrar significado na perda e obter um objetivo dela. Pode ser difícil, mas pense no que você pode ter ganho com a perda (por exemplo, “perdi minha esposa, mas me tornei muito mais próximo dos meus filhos”). Pense em como você pode obter ou ajudar outras pessoas a obter uma nova apreciação pela vida, ou imagine as mudanças que você poderia fazer para ajudá-lo a viver uma vida mais alinhada com seus valores e propósitos.

Não deixe a culpa excessiva persistir para se sentir melhor agora:


A culpa pode ser útil. Em pequenas doses, ele alerta você a tomar medidas para corrigir um problema no seu relacionamento com outra pessoa. Mas a culpa excessiva é tóxica, pois desperdiça suas energias emocionais e intelectuais, o distrai de outras tarefas e impede que você aproveite a vida. Uma das melhores maneiras de resolver a culpa persistente é oferecer um pedido de desculpas eficaz. Sim, você pode ter tentado se desculpar anteriormente, mas as desculpas são mais complexas do que costumamos perceber. O ingrediente crucial que todo pedido de desculpas eficaz exige – e a maioria dos pedidos de desculpas comuns não tem – é uma “declaração de empatia”. Em outras palavras, seu pedido de desculpas deve se concentrar menos em explicar por que você fez o que fez e mais em como suas ações (ou inações) afetaram a outra pessoa. É muito mais fácil perdoar alguém quando você sente que ela realmente entende.

Aprenda quais tratamentos para feridas emocionais funcionam para você:


Preste atenção em si mesmo e aprenda como você, pessoalmente, lida com feridas emocionais comuns. Por exemplo, você os ignora, fica realmente chateado, mas se recupera rapidamente, fica chateado e se recupera devagar, reprime seus sentimentos ou …? Use essa análise para ajudar a entender quais tratamentos emocionais de primeiros socorros funcionam melhor para você em várias situações (assim como você identifica qual dos muitos analgésicos nas prateleiras funciona melhor para você). O mesmo vale para a construção de resiliência emocional. Experimente várias técnicas e descubra quais são as mais fáceis de implementar e quais tendem a ser mais eficazes para você. Mas, principalmente, adquira o hábito de anotar sua saúde psicológica regularmente – e principalmente após uma situação estressante, difícil ou emocionalmente dolorosa.

Sim, praticar higiene emocional requer um pouco de tempo e esforço, mas elevará seriamente toda a sua qualidade de vida.