Como fazer meditação em casa

Como fazer meditação em casa

A meditação é uma técnica eficaz que existe há séculos. As pessoas que meditam consistentemente acham que há benefícios a curto e longo prazo. Por exemplo, logo após começarem a sentar, os meditadores começam a desfrutar de uma diminuição do estresse e da ansiedade, bem-estar aprimorado e, em muitos casos, melhora do sono e da saúde geral. A longo prazo, os meditadores são mais capazes de entender como a mente funciona e como trabalhar com suas mentes.

Até recentemente, os meditadores sérios geralmente pertenciam a uma de duas categorias. Eles se juntaram a um mosteiro ou ashram e dedicaram suas vidas à prática; ou deixaram para trás a azáfama da vida mundana e buscaram refúgio na serenidade de eremitérios isolados. Mas podemos encontrar uma maneira de meditar em nosso estilo de vida cotidiana. Atualmente, no entanto, muitas pessoas que levam vidas ativas – trabalho, família, escola etc. – estão dispostas a dedicar tempo e energia à meditação porque estão convencidas dos benefícios. Alguns fazem suas sessões diárias de meditação em grupos, mas agora muito mais estão meditando em casa.

Qual é a melhor maneira de meditar em casa?

A primeira coisa a fazer é escolher um método de meditação. Embora constância e disciplina sejam necessárias para a prática, a meditação não deve parecer trabalho. Com o método certo, em breve você poderá encontrar o equilíbrio perfeito nos seus momentos de meditação.

Em seguida, aqui estão algumas dicas úteis:

1. Pense na sua motivação

Você está meditando porque deseja controlar o estresse, dormir melhor ou lidar com a dor crônica? Nesse caso, você pode se dar bem com meditação guiada, meditação de relaxamento ou canto. Você está procurando obter insights sobre a mente? Este é o verdadeiro objetivo da atenção plena e da meditação da consciência. Seu objetivo principal é desenvolver qualidades como paciência, empatia e generosidade? A meditação da gratidão é uma boa opção (se você puder fazer uma meditação pela manhã, ela pode beneficiar o dia inteiro). Você quer aprofundar seu relacionamento com a presença divina? A meditação espiritual pode levá-lo até lá.

Existem muitas formas válidas de meditação por aí. Quando você souber por que está interessado em meditar em casa, saberá quais são as melhores para você.

2. Comece pequeno e suba

Enquanto aprende a meditar em casa, é importante começar com sessões pequenas e gerenciáveis. Até três minutos farão a diferença. Pode parecer super curto, mas para alguns iniciantes, ficar alerta por alguns minutos parece uma eternidade. Começar com sessões curtas também ajuda você a ganhar o impulso necessário para sustentar sua prática a longo prazo. Como muitos especialistas em meditação sugerem, a qualidade da sua meditação é mais importante que a duração.

3. Escolha um horário conveniente e local confortável

Uma das melhores maneiras de meditar em casa é encontrar um lugar tranquilo, longe de distrações barulhentas. Escolha um horário conveniente para você. O início da manhã pode ser um ótimo momento para meditar, pois essa hora do dia geralmente é pacífica e há poucas interrupções.

Você também precisará encontrar uma posição confortável. Enquanto alguns meditadores gostam de sentar na posição de lótus, há outras boas opções. Você pode sentar em uma almofada de meditação, cadeira ou até mesmo em um sofá, desde que se sinta confortável e possa sentar-se ereto. Faça o seu melhor para encontrar uma posição em que sua coluna esteja alinhada. Seu pescoço e ombros devem estar relaxados e seus olhos podem estar meio abertos ou fechados durante a sessão de meditação.

4. Tente uma meditação guiada

Para você que está apenas começando, a meditação guiada pode adicionar uma estrutura bem-vinda à sua prática. Clique aqui e realize a meditação guiada “ouvindo a voz interior”, com a instrutora de meditação Gabriella Rivetti.

5. Foco

Qualquer que seja a forma de meditação que você escolher, a consciência do momento presente é fundamental. Quando você medita, você treina para estar ciente de qualquer objeto de meditação que você escolheu. Haverá distrações na forma de sons, odores, sensações de desconforto, tensão, coceira, etc. Além disso, haverá distrações que sua mente produzirá por conta própria: listas de tarefas, coisas que você deveria ter feito ou dito, coisas que você planeja fazer ou dizer, emoções, devaneios … a lista é interminável.

Para ajudar a mente a se concentrar no aqui e agora, uma das melhores maneiras de meditar em casa é se concentrar no processo de respiração. Preste muita atenção à sua respiração enquanto inspira e expira; use a respiração como uma âncora para sua mente. Quando esses pensamentos perturbadores surgirem na sua cabeça, simplesmente reconheça a presença deles e volte a focar na respiração. Como alternativa, você pode usar sensações físicas, som ou objeto visual como foco na sua meditação. Esqueça o “esvaziar a mente”. Perceber e voltar é o objetivo da meditação.

6. Bondade

Compaixão é uma qualidade fundamental que está presente em todos nós. A meditação nos ajuda a controlar emoções negativas (como raiva e inveja) e descobrir qualidades positivas, como bondade e compaixão. A meditação nos dá todas as ferramentas necessárias para desenvolver a bondade que já existe dentro.

01 Meditação Feed - Como fazer meditação em casa
Se desejar instrução completa para começar a meditar, inscreva-se no Treinamento Online de Meditação.

4 thoughts on “Como fazer meditação em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *