Como meditar – passo a passo

Como meditar – passo a passo

COMO MEDITAR PARA INICIANTES

A menos que você tenha vivido embaixo de uma rocha na última década, provavelmente já ouviu falar que ‘meditação’ é benéfica.

Nós entraremos em alguns desses benefícios importantes em um momento, mas primeiro vamos reconhecer o elefante que veste robes, om entoando e queimando incenso na sala. A meditação tem uma longa história e adquiriu uma estranha bagagem cultural. Se você deseja evitar tudo isso (enquanto ainda obtém os benefícios), está no lugar certo. Pense na meditação como exercício mental. Todos nós reconhecemos que treinar o corpo com exercícios físicos traz enormes benefícios, o mesmo se aplica à mente.

Neste guia sobre como meditar, forneceremos um guia simples sobre as técnicas de meditação para iniciantes.

Como Meditar

Aqui estão os conceitos básicos da meditação da atenção plena em 3 etapas simples:

  1. Sente-se confortavelmente e feche os olhos.
  2. Concentre toda a sua atenção na sensação de sua respiração entrando e saindo. Escolha um ponto – nariz, peito, barriga – e apenas sinta a inspiração e a expiração.
  3. Assim que você tentar fazer isso, sua mente provavelmente começará a vagar. Você vai começar a pensar: o que há para o almoço? Preciso cortar o cabelo? Por que as celebridades se casam com outras celebridades?

Isso é totalmente normal. Nada demais. Assim que você perceber que sua mente está vagando, volte sua atenção para a respiração.

É isso aí. É assim que medita. Não importa quantas vezes você se perca, não importa em quanto tempo você se perca, desde que esteja retornando à respiração repetidas vezes – você está meditando.

Toda vez que você se põe vagando e volta sua atenção para a respiração, é como um bíceps para o cérebro. Não é por nada, é também um ato radical; você está quebrando o hábito de uma vida inteira de andar em meio a uma névoa de ruminação e projeção, e na verdade está se concentrando no que está acontecendo agora. Você está construindo um músculo mental chamado ‘atenção plena’ – um termo complexo e antigo que definiremos de maneira simples e útil por um momento.

Muitas pessoas presumem que nunca aprenderam a meditar porque não conseguem “limpar a mente”. Porém, o objetivo não é limpar a mente magicamente; é focar sua mente – por alguns nanossegundos por vez – e toda vez que você se perder, basta começar de novo.

Como meditar - passo a passo
Mulher meditando na beira do lago.

Se você deseja experimentar a meditação, mas ainda tem dúvida de como começar ou gostaria de ter um guia ou um instrutor a lhe guiar, clica aqui e conheça o Treinamento Online de Meditação para Iniciantes da neurocoach e instrutora de meditação Gabriella Rivetti.

POR QUE MEDITAR?

Agora que você já conhece as técnicas básicas de meditação, vamos rever algumas das ciências. Nos últimos anos, houve uma explosão de pesquisas sobre os benefícios fisiológicos e psicológicos da meditação. Foi mostrado que a meditação:

  • Reduz a pressão sanguínea
  • Reduz a liberação do cortisol, hormônio do estresse
  • Melhora o sistema imunológico
  • Previne ou retarda a atrofia do cérebro relacionada à idade
  • Diminui a ansiedade e a depressão
  • Melhora o foco e a produtividade

Estudos dizem que a meditação pode melhorar o comportamento e as notas das crianças em idade escolar, reduzir a violência nas prisões e ajudar os pacientes com psoríase com seus sintomas. Nos últimos anos, os neurocientistas observaram diretamente o cérebro dos meditadores e descobriram que mesmo doses diárias curtas dessa prática podem reconstituir partes-chave do cérebro relacionadas à autoconsciência, compaixão, função executiva e emocional. Um estudo descobriu que apenas oito semanas de meditação resultaram em reduções mensuráveis ​​na densidade de massa cinzenta na área do cérebro associada ao estresse.

A ciência ainda está em seus estágios iniciais e os resultados são preliminares. Mas eis o que pode-se dizer com segurança: os estudos sugerem fortemente que alguns minutos de meditação diária podem oferecer uma longa lista de tentadores benefícios à saúde.

ENCONTRAR TEMPO PARA MEDITAÇÃO

Cobrimos instruções básicas de meditação, mas é aconselhável reconhecer o grande desafio para a maioria de nós: como podemos encontrar tempo? As pessoas dizem o tempo todo: entendi, sei que a meditação é boa para você, mas não consigo encontrar tempo para fazê-lo. Mesmo algumas das pessoas mais bem-sucedidas dizem isso.

É como a academia. Todos nós sabemos os benefícios de malhar, mas é preciso uma dedicação séria para realmente fazer exercício em nossas vidas.

Aqui estão alguns truques para transformar a meditação em uma vida super ocupada:

  1. Primeiro, você pode meditar em praticamente qualquer lugar. Não se apegue a encontrar o lugar perfeito, intocado e tranquilo. Você pode meditar no carro, no ônibus, em seu escritório, em parques, em aviões e enquanto espera seu filho adormecer.
  2. Segundo, você não precisa ser obsessivo em meditar em um horário específico do dia. Você pode encontrar um horário regular, e isso é ótimo. Mas se você tiver um cronograma imprevisível, ajuste-o quando puder. Se você não é uma pessoa da manhã, não se force a fazê-lo logo após acordar. Um lembrete diário pode ser útil.
  3. Terceiro, faça uma pausa. As pessoas geralmente mergulham na meditação com muitas ambições elevadas e, quando caem do vagão por alguns dias, a voz em suas cabeças começa a contar uma história sobre como eles são meditadores fracassados. Totalmente falso. Quando você cair da carroça, comece novamente. Nada foi perdido. É como quando você se distrai durante a meditação: comece de novo.
  4. E aqui está nossa dica final: talvez o método mais poderoso para sustentar a prática de meditação seja realmente perceber os benefícios que aparecem na sua vida real. A meditação está deixando você 10% menos propenso a irritar com seu chefe? Você está 10% menos propenso a comer demais? Dê a si mesmo o crédito. Quanto mais você prestar atenção nas vitórias, maior a probabilidade de continuar praticando meditação.

COMEÇANDO

Agora você tem as instruções básicas para iniciar uma prática de meditação. Assim como no exercício físico, pode ser útil ter mais orientação à medida que você avança.

Por isso, recomendamos o Treinamento online de Meditação para Iniciantes ou o Treinamento Online de Meditação Intermediária para que você tenha um passo a passo mais específico e possa fazer da meditação um hábito e usufruir dos benefícios que ela fornece.

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