Guia de Yoga para iniciantes

Guia de Yoga para iniciantes

Quando você é novato em yoga, pode parecer intimidante e difícil saber exatamente onde e como começar. Nosso guia Yoga para iniciantes foi criado especificamente para você – para fornecer todas as dicas, diretrizes e recomendações necessárias para iniciar uma prática de yoga bem-sucedida. 

O que é yoga?

Yoga é uma vasta coleção de técnicas e práticas espirituais
destinadas a integrar a mente, corpo e espírito para alcançar um estado de iluminação ou unidade com o universo. O que normalmente é considerado como “yoga” no Ocidente é, na verdade, Hatha-yoga , um dos muitos caminhos do yoga. Os diferentes caminhos do yoga enfatizam diferentes abordagens e técnicas, mas, em última análise, levam ao mesmo objetivo de unificação e iluminação. 

A Hatha Yoga alcança a união da mente-corpo-espírito através da prática de asanas (posturas de Yoga), pranayama (respiração de Yoga), muda (gestos corporais e shatkarma (limpeza interna).   Essas práticas físicas são usadas para purificar o corpo e cultivar o prana (energia vital). O Hatha Yoga moderno não enfatiza muitas dessas práticas esotéricas e, ao contrário, concentra-se mais nas posturas físicas do yoga.

Independentemente de quais são seus objetivos ou intenções para iniciar uma prática de yoga, apenas as poses de ioga em si é uma forma fantástica de exercício mental e físico.

Yoga é ideal para você?

O Yoga não é de forma alguma exclusivo – ser capaz de praticar yoga não importa sua idade, quanto você pesa, o que você faz para viver, onde mora ou que religião pratica. Yoga é acessível para quase todos.

Se você tem uma condição médica ou uma lesão recente, pode ser desafiador ou perigoso fazer certos tipos de yoga, poses específicas ou técnicas de respiração. Normalmente, existem alternativas ou modificações que podem permitir que você pratique com segurança, e muitas queixas comuns têm remédios específicos para a terapia de yoga. Se você estiver se recuperando de uma lesão ou se estiver com problemas de saúde, recomendamos consultar um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de iniciar uma prática de yoga.

Você pode sentir alguma intensidade em seus músculos, no entanto, em uma pose de yoga, você nunca deve sentir dor, especialmente nas articulações. Uma dor aguda ou intensa é o sinal do seu corpo para lhe dizer para parar, recuar e ir com calma.

Se você está fora de forma ou extremamente inflexível, recomendamos que você comece com uma prática gentil até ter a força e a flexibilidade necessárias para sequências mais desafiadoras. É sempre melhor ter precaução e segurança e se aproximar a yoga lenta e cuidadosamente.

A melhor maneira de saber se o yoga é para você é experimentá-lo!

Como praticar Yoga

Yoga é normalmente realizado em pés descalços em um tapete de yoga pegajoso com adereços de yoga opcionais. Os movimentos de yoga e poses exigem roupas que podem se esticar e se mover livremente com seu corpo. Você pode comprar roupas especificamente projetadas para a prática de yoga, mas você provavelmente pode montar uma roupa confortável em seu guarda-roupa existente para começar.

Aulas de yoga podem usar adereços adicionais, sendo os mais comuns alças, blocos, cobertores e almofadas. Você não precisa comprá-los imediatamente, pois pode facilmente substituir esses itens por lenços ou gravatas, uma pilha de livros e travesseiros. 

Quantas vezes devo fazer yoga?

Se você puder praticar yoga 3 ou mais vezes por semana, verá melhorias significativas em sua flexibilidade, amplitude de movimento, força, equilíbrio, paz interior e bem-estar geral. Idealmente, recomendamos sessões mais curtas e mais frequentes, de 20 a 45 minutos de duração, e de um total de 3-4 horas ao longo de vários dias. Praticar yoga menos do que essa quantia ainda será benéfico, mas você verá pequenas melhorias por um longo período de tempo. Como a maioria das coisas, quanto mais tempo você dedicar, mais benefícios você receberá.

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Os benefícios de praticar yoga

Os benefícios do yoga são quase infinitos! Praticar yoga ajuda a construir virtudes saudáveis ​​e bons valores, como disciplina, honestidade, devoção, auto-questionamento, atenção plena e não-apego. Yoga permite que você faça escolhas conscientes para viver uma vida mais saudável e gratificante. Yoga também ajuda a:
• Melhorar e manter a saúde dos músculos, articulações e órgãos 
• Melhorar a flexibilidade, força, resistência, mobilidade, amplitude de movimento e equilíbrio 
• Manter a mente saudável
• Reduzir o estresse e promover o relaxamento 
• Obter melhores noites de sono
• Aumentar o sistema imunológico
• Evite doenças como diabetes, doenças cardíacas e distúrbios autoimunes 
• Ajude a curar dores comuns como dores nas costas
• Aumentar a felicidade e o bem-estar e reduzir a depressão

Como melhorar depois de começar

Paciência, compromisso, repetição e consistência são as chaves para desenvolver e progredir na prática de yoga. Depois de encontrar um estilo, um professor e/ou um estúdio de yoga que funcionem para você, experimente estas dicas:
• Comprometa-se com uma programação regular de aulas de ioga ou prática doméstica 
• Aumente a duração de sua prática de ioga e o número de dias por semana você pratica 
• Participar de oficinas de ioga que se concentram em aspectos específicos da prática de yoga em mais detalhes 
• Ler, estudar para aprender mais sobre Yoga
• Encontrar fontes de inspiração
• Faça amigos de yoga e envolva-se na comunidade de yogues
• Adote um estilo de vida yogue

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