Introdução ao Yoga

Introdução ao Yoga

Se você está procurando por um corpo mais flexível, forte e capaz e um coração e mente claros e positivos, então o yoga é para você. É uma excelente forma de exercício que irá melhorar a sua forma física, bem como ajudar o seu bem-estar mental.

“Yoga” é um termo sânscrito que significa “unir”, e o propósito essencial do ioga é reunir corpo, mente e espírito em um todo harmonioso.  

Os métodos centrais do yoga são posturas físicas ou ‘asanas’ e movimento, técnicas de respiração ou ‘pranayama’ e meditação. Yoga inclui orientação sobre estilo de vida saudável, hábitos alimentares, atitude mental e medicina ayurvédica também faz parte do caminho do Yoga para a saúde e equilíbrio.  

O Hatha Yoga é o caminho do yoga físico, que é o ramo mais popular do yoga no Ocidente. ‘HA’ significa ‘SOL’ e ‘THA’, ‘LUA’, então Hatha Yoga é a junção dessas diferentes energias em equilíbrio harmonioso, positivo e negativo, ativo e receptivo.  

A visão de yoga do corpo humano

O corpo na ioga é o veículo para o desenvolvimento da sabedoria, do despertar espiritual e, como tal, o corpo é considerado sagrado e o domínio do nosso corpo é considerado o fundamento para o progresso espiritual. Na ioga, aprendemos uma disciplina do corpo que surge da consciência e da atenção, sintonizando-se com os fluxos de energia sutis do nosso corpo e com o ritmo vivificante de nossa respiração.  

A ideia é que ao penetrarmos mais profunda e sutilmente em nossa experiência física, podemos nos conectar mais a nós mesmos, mais ancorados e menos influenciados por ansiedades ou ansiedades neuróticas por coisas que não nos satisfarão verdadeiramente. Essa pode ser uma influência muito positiva em nossa abordagem da vida, oferecendo um antídoto contra a pressa alienada e a desconexão de nós mesmos que caracteriza grande parte do mundo moderno.

As origens do yoga

Originário do antigo Oriente, o yoga ganhou enorme popularidade no mundo ocidental moderno. Sua imagem evoluiu a partir das fotos que podemos ter visto da prática extraordinária de ascetas cobertos de algodão incrivelmente flexíveis na Índia, ou o hobby dos tipos hippies dos anos setenta! O Yoga tornou-se parte do estilo de vida escolhido por milhares de ocidentais que buscam algum equilíbrio real, saúde e bem-estar em suas vidas.  

Experiências de yoga podem estar próximas à natureza, fora de portas ou em terreno irregular em grandes barracas com tapetes levemente escorregadios em retiros de verão ou em festivais. No entanto, também é comum ver os estúdios de yoga maravilhosamente tranquilos e bem equipados nas vilas e cidades também.  

Há revistas de ioga, férias maravilhosas de ioga e um arco-íris de grande kit de ioga que você pode comprar. Mas, quando se trata disso, tudo o que você realmente precisa para se beneficiar da sabedoria antiga do yoga é seu próprio corpo, mente e espírito, alguma autodisciplina e um professor decente para começar.  

Quem pode praticar yoga?

Todo mundo pode fazer yoga. Há sempre uma maneira adequada para um indivíduo praticar yoga: se são velhos ou jovens, machucados, em forma ou inadequados, flexíveis ou inflexíveis, masculinos ou femininos. Você só precisa encontrar o professor certo para você.

Diferentes tipos de yoga

Existem muitos tipos diferentes de yoga e Iyengar, Astanga e Shadow Yoga são três das formas tradicionais mais conhecidas e amplamente praticadas.  

Todos os diferentes tipos de yoga geralmente incluem uma base de posturas comuns a todos, mas variam no estilo de movimento, ritmo e tipo de abordagem. É uma boa idéia começar com um estilo bem estabelecido, como o Iyengar Yoga, para ter uma noção dos fundamentos básicos do yoga, para que você possa construir uma base de experiência a partir da qual explore as muitas possibilidades existentes.  

No entanto, se você se sentir particularmente atraído por uma certa forma, tente uma aula de nível para iniciantes e veja como você gosta! É útil ter uma noção do que você deseja aprender com yoga, e então você pode verificar se você sente que o que está aprendendo está ajudando você com isso. Por exemplo, uma pessoa pode querer yoga que ajuda a liberar o estresse e a tensão, outra pode querer trabalhar com um sintoma como dor nas costas ou ombros tensos, outra pode desejar uma aula de tipo de treino dinâmico.  

Iyengar Yoga

A conhecida escola de yoga da BKS Iyengar é reconhecida pela precisão e atenção aos detalhes. Seu cuidado com o alinhamento correto no aprendizado de posturas de yoga levou-o a encorajar o uso de “adereços” de ioga para que o aspirante a iogue Iyengar pudesse se colocar na melhor pose possível, minimizando o risco de lesões. Os professores de Iyengar passam por um rigoroso programa de treinamento de dois a cinco anos para se qualificar, o que os torna uma escolha inspiradora de confiança para começar a aprender. Muitos professores de yoga que desenvolvem novos estilos (como o ‘Shadow Yoga’) têm uma base sólida na tradição de Iyengar e desenvolveram abordagens diferentes a partir daí.  

Astanga Yoga

O Astanga Yoga ganhou popularidade nos últimos anos. Em Astanga Yoga, o praticante “dirige a respiração” de uma pose para outra, pulando por uma série de poses em um fluxo rítmico. Fisicamente exigente, Astanga constrói força, flexibilidade e resistência. A conexão entre movimento e respiração pode ser tanto purificadora quanto revigorante.  

Shadow Yoga

Shadow Yoga ou Yoga Sombra é baseado nos textos antigos do Hatha Yoga e na visão de que todas as formas fixas devem ser projetadas para desenvolver a prática do ‘estilo livre’. O yoga da sombra trabalha para alcançar um fluxo de respiração desobstruído no praticante, através de uma combinação de posições e movimentos rítmicos, em um ritmo mais ‘tai chi’ do que a forma mais rápida de yoga de Astanga. 

Há muitos benefícios para a antiga prática de yoga, tanto física quanto mental, desde uma melhor postura até uma maior auto-aceitação. Aqui estão os principais benefícios físicos e mentais do yoga…  

Benefícios físicos do yoga

  • Postura melhorada
  • Dormir melhor
  • Aumento do nível de energia natural e vitalidade
  • Maior flexibilidade, força e resistência
  • Melhor equilíbrio
  • Sistema imunológico mais forte
  • A pulsação e a frequência respiratória diminuem
  • Pressão arterial diminui
  • Aumento da eficiência cardiovascular
  • Aumenta a eficiência respiratória
  • Diminui o colesterol
  • Limpeza e regulação de todos os sistemas do corpo  

Benefícios mentais do yoga

  • Calma e clareza
  • Maior confiança e humor geralmente mais positivo
  • Sensação de bem-estar interior
  • Maior consciência do corpo e movimento
  • diminuição depressão e ansiedade
  • A capacidade de se concentrar melhora
  • Mais auto-aceitação
  • Aumento das habilidades sociais

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