Meditação. Saiba tudo a respeito dessa prática.

Meditação.  Saiba tudo a respeito dessa prática.

A meditação trata-se de treinar a mente e atingir uma perspectiva saudável. Não trata-se de desligar os pensamentos e sim de observá-los sem julgamento. E, como consequência,  passar a compreendê-los melhor. 
Quando você medita você estreita seu foco, limita os estímulos que bombardeiam seu sistema nervoso e nesse processo você acalma a sua mente. 


Meditação é uma habilidade 

Aprender a meditar é como aprender  qualquer outra habilidade. É como exercitar um músculo que nunca trabalhou antes. É preciso prática consistente para se sentir confortável. 


No início…

No início possa ser que leve tempo para que você se sinta confortável com sua mente. Pode haver contratempos ao longo do caminho, mas isso faz parte.
Ás vezes o seu foco irá se perder e você se esquecerá de seguir a sua respiração. Mas continue praticando, o mais importante é manter a regularidade. 


Enfrenta  algum problema ao meditar?

Existem alguns desconfortos que são os mais comuns relatados pelas pessoas quando tentam meditar. Os mais comuns são: a dúvida de se estar realmente meditando corretamente, adormecer, se sentir pra baixo, sentir impaciência, irritação e raiva. 


Dúvida

A dúvida é natural e, às  vezes, inevitável. Isso só se torna um problema quando você dá atenção demasiada a tal dúvida. É necessário lembrar que a dúvida é só mais um pensamento. Tudo oque você precisa fazer é, gentilmente, retornar o seu foco para a sua respiração. 


Adormecendo 

É fácil adormecer quando você está começando. Então, não há motivo para se preocupar se você ocasionalmente cochilar durante as primeiras semanas em que tenta meditar.                                                                                                                              Caso continue ocorrendo de você adormecer ao meditar, tente em uma hora diferente do dia, ou sente-se um pouco mais ereto, ou lave o rosto com água fria antes de meditar. 

Se sentindo para baixo

Algumas pessoas podem se sentir tristes. É comum derramar algumas lágrimas enquanto medita. E isso pode ser o início de uma sensação de alívio, por ter reconhecido algo incômodo e deixá-lo ir. Então, apenas continue meditando. 


Impaciência, irritação e raiva 

São todas essas emoções semelhantes entre si e nós tendemos a suprimi-las. Porém, quanto mais resistimos, é certo que retornem de forma insistente. Então é mais útil, invés de tentar “acabar de vez” com esses sentimentos, apenas observa-los. Sem julgamento ou resistência. É nesse espaço que você conseguirá desvendá-los e deixá -los ir. 

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Perguntas frequentes a respeito da meditação


Como me sentar durante a meditação?

O mais importante é estar com a coluna ereta, em uma posição confortável, onde seja possível que seus músculos relaxam. Você pode sentar no chão, com as pernas cruzadas e as mãos sobre o colo, caso essa posição seja confortável para você. Ou se preferir pode sentar-se em uma cadeira, apoiar os pés no chão e descansar as ms sobre as pernas ou colo. 


Meditar deitado, pode?

Para quem está começando, a recomendação é que medite sentado para evitar a sonolência. Porém, se para você for muito desconfortável ficar sentado, você pode sim meditar deitado. Deite-se com a cabeça bem apoiada em um travesseiro, com a barriga para cima e o corpo reto. 


Qual a melhor hora do dia para meditar?

A recomendação é, se possível, meditar logo de manhã. Pois é uma maneira maravilhosa de se começar o dia. Caso não possa pela manhã você pode também meditar em qualquer outro  momento. O mais importante é encontrar um momento que funcione bem para você e manter a constante a meditação nesse momento. 


Onde devo meditar? 


Em qualquer lugar minimamente silencioso e confortável onde você não seja interrompido  por alguns  minutos. 


Quais são os benefícios da meditação?

✓Foco e concentração mais fortes
✓Redução da tensão,  ansiedade e estresse
✓Pensamentos mais claros e menos turbulência emocional
✓Maior criatividade e melhor desempenho no trabalho e lazer
✓Melhora a qualidade do sono
✓Maior autoaceitação e autocompreensão 
✓Mais alegria, amor e espontaneidade
✓Melhor relação com familiares e amigos
✓Melhor relação com o lado espiritual
✓Apoio no retrocesso de comportamentos autodestrutivos

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