O que é heartfulness e como praticar

O que é heartfulness e como praticar

Para que a atenção plena se enraíze em nossas vidas e receba toda a sua gama de benefícios, ela precisa ser infundida com todo o coração – o que chamamos de “sinceridade”. As qualidades que compreendem a sinceridade – como bondade, gratidão e generosidade – são estados benéficos em si mesmas, levando a maior bem-estar e felicidade, bem como suportes essenciais para a prática da atenção plena.

A atenção plena (mindfulness) pode parecer bastante inebriante. Para a maioria dos ocidentais, essa palavra “mente” nos leva à cabeça. Mas a própria qualidade da atenção plena é tanto uma consciência incorporada quanto qualquer coisa mental. E uma parte integrante dessa consciência é o centro afetivo da vida humana – o sentido do coração.

Ser sincero enquanto consciente significa que nossa atenção não é relegada a uma distância fria e observadora – mas inclui um relacionamento caloroso e sincero com o que está acontecendo em nossa experiência, interna ou externa. Isso significa que estamos desenvolvendo a capacidade de encarar a vida com um sentimento de empatia e bondade.

Em vez de sermos guiados pelo princípio do prazer / dor, a prática da atenção plena e da sinceridade nos ensina como nos relacionar com os inevitáveis ​​desconfortos, dores e perdas de vida com mais equilíbrio, firmeza e compaixão.

Podemos praticar a sinceridade (heartfulness) de duas maneiras: primeiro, trazendo uma qualidade de cuidado e empatia para o que está acontecendo, interna ou externamente; segundo, fortalecendo ativa e intencionalmente qualidades específicas do coração. Seja sua bondade, gratidão, generosidade, compaixão ou qualquer número de outras emoções positivas, seu cultivo contém três componentes: iniciar a qualidade, sustentar a atenção e saborear seus efeitos.

Aqui, vamos explorar o cultivo da bondade, que é um fundamento de toda a prática da sinceridade (heartfulness).

O que é heartfulness e como praticar

Iniciando
Para desenvolver a qualidade da bondade, geralmente se pensa em um amigo ou parente querido, para quem é fácil sentir uma sensação natural de calor ou cuidado. Veja a imagem deles na sua mente, os olhos deles sorrindo para você. Sinta o amor deles. Em seguida, desvie sua atenção para oferecer seu cuidado amoroso a eles , deixando-o fluir livremente do seu coração para o deles em sua imaginação.

Essa parte inicial da prática é projetada para obter a qualidade da gentileza ou, quando não é acessível, a intenção em relação a essa qualidade. Para esta fase, é útil ser o mais claro e específico possível sobre a pessoa (escolha apenas uma pessoa viva).

O que é heartfulness e como praticar

Sustentação
A próxima parte da prática envolve manter nossa atenção na qualidade do calor, cuidado e bondade. Algumas pessoas acham que podem simplesmente habitar diretamente nesse calor sincero, deixando-o crescer e se expandir. Para a maioria, algumas frases simples são repetidas silenciosamente que expressam o desejo genuíno pelo bem-estar do outro. (“Você pode estar seguro e feliz. Você pode estar saudável e à vontade.”) Ao repetir as frases, sintonize a intenção genuína em seu coração para o bem-estar dessa pessoa.

O objetivo aqui não é melhorar magicamente seu estado, mas fortalecer ativa e diretamente a qualidade do cuidado e do amor em nosso próprio coração e mente . Quanto mais amorosos e gentis somos, mais os outros ao nosso redor serão beneficiados.

Saboreando
Para reforçar as mudanças que estão acontecendo em nosso cérebro enquanto praticamos, o último componente é saborear ativamente o sentimento e quaisquer efeitos no corpo-mente. Ao repetir as frases ou permanecer com a qualidade, observe as sensações de calor, abertura, suavização e relaxamento que ocorrem no corpo. Permita-se recebê-los plena e completamente.

Os benefícios da sinceridade (heartfulness)
pesquisa mostrou que a meditação da bondade produz um aumento de emoções positivas, o que leva a uma ampla gama de benefícios, desde maior senso de propósito e satisfação na vida até redução dos sintomas de depressão e outras doenças afins. No entanto, não é necessário um estudo científico para saber que é bom dar e receber bondade! Pense na última vez em que sorriu para um amigo ou foi recebido com calor genuíno. Como foi isso? A bondade traz felicidade e bem-estar diretamente para nossas vidas.

Inicialmente, a qualidade da bondade é uma ocorrência (ou estado) em nossas vidas – algo que acontece ocasionalmente, dependendo de certas condições. Com a prática repetida e constante, a bondade pode se transformar mais em uma atitude ou orientação para a vida (uma característica) – algo que caracteriza a maneira como experimentamos e nos relacionamos com nós mesmos e com o mundo ao nosso redor.

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