Respiração consciente – O que é e como fazer

Respiração consciente – O que é e como fazer


Respiração consciente é a prática de respirar com consciência, intenção e atenção para a sua experiência interior, no momento presente.


A maneira como respiramos é a maneira como vivemos nossas vidas. Respiração superficial leva a uma expressão superficial de nós mesmos. Nosso padrão de respiração reflete quem somos.
Se queremos mudar nossa vida e a pessoa que acreditamos ser, uma eficaz maneira de fazer isso é através da respiração.
A nosso forma de respirar atualmente, inibe bastante a nossa força vital, mas, como temos a capacidade de controlar a nossa respiração, temos acesso a um dos mais poderosos e eficientes sistemas de cura disponível para a humanidade.
Respirar, além da nossa necessidade básica de sobrevivência, age como uma ponte entre espírito, mente e corpo; entre o consciente e o subconsciente. A “Respiração Consciente” é uma das maneiras mais rápidas de abrir nossos corações para o amor e paz interior, e para encher nossos corpos de vida e saúde.


A Respiração Consciente é importante?

Em um nível físico – O corpo não dura mais que alguns minutos sem respirar. Se não respiramos bem, não estamos energizando nossos corpos – não estamos digerindo e assimilando adequadamente nossos alimentos e não estamos eliminando nossos resíduos corporais eficientemente.


Em um nível espiritual – Nossa respiração nos traz conexão com o Divino. O diafragma é conhecido como o músculo “espiritual”. Por não respirar corretamente, estamos nos desligando de nossa fonte.
Enfim, a respiração consciente além de nos gerar bem-estar físico, gera conexão entre nós e nossa fonte interior e nos ajuda a liberar, com segurança, traumas que nos impedem de viver a vida plenamente.


Benefícios gerais da Respiração Consciente

Reduz a ansiedade
A maioria de nós está em constante estresse de baixo grau e tendemos a respirar superficial e rapidamente. A respiração profunda e consciente ativa o sistema nervoso parassimpático, que da início à resposta natural de relaxamento. Esta é exatamente o oposto de uma resposta de estresse. Respire mais devagar e mais profunda r c consciente para reduzir a ansiedade.

Aumenta a clareza e o foco A Respiração lenta e consciente oxigena completamente o cérebro. Tente três respirações lentas, profundas e conscientes da próxima vez que estiver prestes a tomar uma grande decisão. Sinta clareza. Observe sua capacidade de se concentrar mais e interinamente no assunto em questão.

Eleva seus níveis de alegria
Sua respiração é essencialmente a fonte da vida. Sua respiração transporta oxigênio para o corpo para que ele suporte suas funções. Ou seja respirando profundamente e corretamente você se sentirá revitalizado e rejuvenescido.

Maior clareza mental
Quando você está mais consciente da sua respiração, você traz mais consciência para a sua vida em geral. Esse elevado senso de consciência pode lhe dar mais apreço pelo momento
presente. Você é forçado a se concentrar apenas em sua respiração consciente. A respiração consciente só permite que você esteja no agora.

Menor risco de doença crônica
Respirar profundamente reduz seus níveis de estresse. Quando você tem níveis mais baixos de estresse, você tem níveis mais baixos de cortisol. Altos níveis de cortisol contribuem para muitas das condições crônicas de saúde.
O hormônio do estresse, muitas vezes aumenta a pressão arterial e pode aumentar os riscos de um ataque cardíaco ou doença cardíaca. O cortisol também aumenta o açúcar no sangue. Se você tem uma tendência a ficar estressado com frequência, o cortisol pode aumentar o risco de desenvolver diabetes.
Além disso, a prática de Respiração Consciente pode também ajudar a reduzir os riscos de desenvolver câncer, afinal foi descoberto por Otto Walberg que as células cancerígenas não prosperam em um ambiente excessivamente oxigenado.

Agora vamos expor alguns exercícios de Respiração Consciente. Vale lembrara que essas práticas
respiratórias conscientes podem variar em duração e intensidade, bem como na forma de
respiração usada.

Exercícios de respiração simples – para relaxar em pouquíssimos minutos:


Opção 1 – “Respiração Igual”


Como praticar: comece inspirando por quatro (contando mentalmente até quatro enquanto inspira) e depois expire por quatro – tudo através do nariz.


Como praticar: comece inspirando por quatro (contando mentalmente até quatro enquanto inspira) e depois expire por quatro – tudo através do nariz.


Indicação – Essa respiração funciona a qualquer hora, mas pode ser muito eficaz antes de dormir, para conseguir pegar no sono.

Opção 2 – Respiração abdominal


Como praticar – Com a mão no peito e a outra na barriga, inspire profundamente pelo nariz, garantindo que o diafragma (não o tórax) infle com ar suficiente para criar um alongamento nos pulmões. Pratique por pelo menos 10 minutos diariamente.


Indicação – Antes de um exame ou de qualquer evento estressante.

Opção 3 – Relaxamento Progressivo


Como praticar – Para diminuir a tensão da cabeça aos pés, feche os olhos e concentre-se em alongar e relaxar cada grupo muscular por dois ou três segundos cada. Comece com os pés e dedos dos pés, em seguida, mova-se até os joelhos, coxas peito, braços, mãos, pescoço, mandíbula e olhos – tudo enquanto mantém respirações lentas e profundas.

Indicação – Em casa ou em qualquer lugar, toda vez que você precisar relaxar.

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A Respiração consciente traz você para o momento presente.

Então, lembre-se de respirar sempre. Respiração Consciente significa equilíbrio em todos os níveis.

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