O marketing pessoal está totalmente ligado em conseguir um emprego. Se você nunca ouviu falar sobre ele, resumidamente se trata de uma tática de autopromoção, onde se aumenta a sua chance de conseguir se destacar em uma entrevista de emprego.
Quando o profissional usa o marketing pessoal ele consegue expor de uma maneira inteligente todas as suas principais aptidões e competências e assim consegue despertar a atenção dos recrutadores para si.
Primeiramente é fundamental não confundir publicidade com marketing pessoal, pois o marketing que possui determinados fatores que tem como objetivo o consolidar certa marca. Ou seja, o marketing pessoal tem como significado tornar evidente a sua própria imagem, que seria sua marca.
Aprender a usar e planejar a estratégia do marketing pessoal o auxiliará a demonstrar uma aparência profissional melhor. Muitas das dicas de autopromoção já foram dadas no nosso artigo Como se destacar na entrevista de emprego, mas ainda há muitos outros fatores com os quais você deve ficar atento, vamos a elas!
ELABORE UM PLANO
Para se ter um bom marketing pessoal é preciso planejar as suas estratégias. Comece compreendendo quais são suas habilidades e aptidões naturais, suas competências técnicas, experiências e qual sua área de interesse.
Além de analisar também todo o conhecimento do mercado no qual esteja inserido e quais são as empresas que têm interesse nesse mercado em conjunto com suas habilidades.
Esteja ciente que mesmo que seja competente o bastante ninguém terá conhecimento sobre você se não souber divulgar sua imagem e realizações. É importante fazer-se notar, mas de modo sutil e agradável.
LIDERANÇA
Se você tem a habilidade de liderar pessoas já é um ponto forte bastante admirado, pois a capacidade de liderança inspira as pessoas e convenientemente te torna uma referência para essas pessoas. Por isso se não possuir essa habilidade ache uma maneira de desenvolvê-la.
Trabalhe pontos que estão vinculados a essa competência, relacione-se com as pessoas ao seu redor, seja positivo e mostre afeição a elas. Isso te ajudará a ser lembrado.
SOLUCIONE PROBLEMAS
Muitas vezes nosso valor como profissional é avaliado pela quantidade de soluções que encontramos para solucionar os diversos tipos de problemas que resolvemos ao longo da carreira.
Não faça o que a maioria faz, seja criativo, veja pelo outro lado. Alguém que sabe solucionar os problemas se destaca e deixa sua marca.
MOSTRE VALOR
As pessoas sempre esperam determinados valores de nós, entender o que eles querem e esperam de você é essencial para a sua estratégia de marketing pessoal.
Após descobrir quais são esses valores, mostre para elas que você possui e estabeleça seus pontos fortes.
PROATIVIDADE
Esteja a frente dos momentos negativos, demonstre que está sempre pronto para o que vier, seja uma situação boa ou ruim.
Pense em soluções e meios de melhorar seus processos e demonstre para as pessoas que você é proativo. Com toda certeza isso irá impressionar a todos.
APAREÇA!
Você pode até ser um exímio líder, que tenha a solução para os mais diferentes problemas, ter uma atitude de um comandante super-produtivo, mas se ninguém souber disso, não servirá de nada.
Por isso é preciso que você se destaque em sua área de atuação, relacione-se com pessoas que possuam os mesmos interesses profissionais que você, demonstre suas conquistas, mas sem parecer pedante.
Não se deixar esconder atrás da tela de um computador, tente ser alguém prestativo e eficiente, além de criativo, apresentando soluções necessárias para os problemas para os quais você foi requisitado para resolver. Mas faça isso com o maior nível de humildade possível.
Pense na máxima: aquele que não é visto, não é lembrado.
TENHA UMA MARCA PRÓPRIA
É importante que você tenha algo para chamar de seu, uma marca que o destaque em meio a tantas outras pessoas. Destacar suas características mais marcantes, fazendo com que as pessoas a associam diretamente a você.
Seja o seu jeito de falar, de se vestir ou mesmo de se portar, a sua personalidade pode causar diferentes reações nas pessoas a depender do modo como são externadas.
Porém, é importante que você se destaque com algo propriamente seu, e não apenas mais uma peça robotizada, algo “pré-fabricado”. Procure dar um toque pessoal relevante para suas realizações, independente da sua área de atuação.
Caso você siga tudo que foi dito anteriormente, poderá despertar um interesse de diversa empresas e pessoas em você ou na atividade que desempenha.
Esse caminho, muito provavelmente, irá auxiliá-lo na obtenção de uma dinamicidade, baseando-se na mudança de uma personalidade mais comedida e tímida, para alguém que saiba externar suas melhores qualidades, obtendo melhores resultados ao se promover profissionalmente.
Fonte: jobbol.com.br